Ser Mãe

Os benefícios da música para a mamãe e o bebê

Por Gilmar Santana

É de conhecimento de muitos sobre os benefícios que a música pode trazer para nossa vida cotidiana, trazendo paz e tranquilidade nos momentos de agitação proporcionados pela vida corriqueira que temos, porém quero ressaltar nesse texto a importância e os benefícios que a música traz desde o processo de reabilitação física e mental até a qualidade de vida das nossas mamães e dos bebês.

A música pode auxiliar durante o processo de gravidez, ajudando na formação tanto física quanto emocional do bebê, sem falar no estado emocional que as futuras mamães passam durante toda essa trajetória do processo de gestação. Por meio da placenta é que o bebê recebe todos os nutrientes necessários para seu processo formativo, assim também ele recebe o hormônio cortisol que é acionado pela gestante durante momentos de estresse.

Assim a musicoterapia é recomendada durante o período de gestação, para assim, a música atuar no processo de relaxamento da mamãe e por consequência o bebe também usufrui desse beneficio, uma vez que a partir da 6ª semana ele já percebe a presença do som e por volta da 18ª semana, já tem seu sistema auditivo já formado.

A vibração pode ser já sentida pelo bebê desde muito antes e por isso é necessário na boa escolha dos sons a serem ouvidos pela mãe, para que auxilie essa percepção também pelo bebe, no que diz respeito a música, o que é mais indicado que se ouça no período gestacional são musicas clássicas, pois poderá ajudar no desenvolvimento superior da inteligência da criança, porém, caso não seja o gosto musical das mamães, poderá substituir por musicas mais suaves que tragam tranquilidade e paz ou até mesmo cantar para o bebê.

Utiliza seu instrumento vocal para ninar o bebê desde o seu ventre, cante o quanto ele será amado. Durante esse processo, seja cantando ou ouvindo um som, massageie a barriga como de costume; Caso o pai ou a mamãe toque um instrumento, exerça nesses momentos, pois faz com que o bebê desenvolva habilidades musicais.

 

Gilmar Santana Lima

Graduando em Licenciatura em Música.

Especialista em Musicoterapia e Especialista em Voz Profissional.

Biólogo Sanitarista – CRBio 99.158/05-D

Graduado em Licenciatura em Biologia

Graduando em Licenciatura em Música

Pós Graduado em Saúde Coletiva – Hab. Sanitarista

Pós Graduado em Análises Clínicas

Pós Graduado em Educação Especial Inclusiva

Tradutor e Intérprete de Libras

 

Gostou do post? Deixa aqui nos comentários!
Você também ode gostar desse: Mãe de anjo

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram
Facebook
Pinterest

Participe do nosso grupo no whatsapp: Participar!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *