Ser Mãe

Adaptação escolar

Oie mamães,
as aulas das crianças estão começando e para muitas delas esse é o primeiro ano na escolinha. E esse período de adaptação nem sempre é fácil para a criança e muitas vezes, os pais sofrem mais do que os filhos.

Gustavo ainda não vai para a escolinha nesse inicio de ano, talvez eu o coloque no segundo semestre. Mas venho conversando muito com amigas mamães que colocaram seus pequenos na escolinha esse ano e percebi o quanto nós mães também sofremos com esse momento de desapego. Então, resolvi pesquisar sobre o assunto e ver dicas para que este momento possa ser o mais tranquilo possível para ambas as partes. E essas dicas, eu vou levar para minha vida quando a minha hora de adaptação escolar chegar!

Para as crianças, estar rodeada de pessoas estranhas e sendo guiadas por tantas novas regras é um momento muito delicado e para os pais, terem que imaginar seus “tesouros” sob os cuidados dos educadores parece um filme de terror, né?

Por isso, é preciso que os pais e os filhos iniciem um processo de preparação antes mesmo das aulas começarem.

Para os pais é preciso que pesquisem bastante, visitem diversas escolas ate encontrar a que mais lhe agrade e estejam seguros de sua escolha. Alem disso, é preciso acreditar que esse passo de colocar o filho na escolinha será bom para a socialização e o desenvolvimento do seu pequeno.
Para os filhos é preciso fazer com que eles se sintam confortáveis e seguros naquele novo lugar. Para isso, seguem algumas dicas.
1- levem um pedacinho de casa pra a escola. Isso mesmo! Leve uma naninha, um travesseiro, um brinquedo que o faça sentir o cheirinho de casa e que seja um objeto que ele ja esteja acostumado a conviver.
2- Envolvam seu filho na ideia de ir para a escolinha. Conte para ele como será divertido encontrar e brincar com outras crianças, quanta coisa ele ira aprender e que as professoras são muito legais. Leve-os para comprar os materiais escolares, deixe-o escolher quais ele quer. Isso ira prepara-lo de uma forma estimulante.
3- Deixem seus filhos por pequenos períodos de tempo na escolinha. E vá aumentando o tempo conforme eles irão se acostumando com a ideia.
4- Tenha muita firmeza e paciência. A partir do momento que você decidir que chegou a hora do seu filho ir para a escolinha, seja firme com a decisão. Imagino que não seja fácil, mas é preciso. Afinal, ele não ira se adaptar se você leva-lo para casa toda vez que ele chorar não querendo ficar na salinha de aula. E não se esqueçam que ele precisará muito do seu colo e da sua paciência, uma vez que, momentos de separação nunca são fáceis!

Espero ter ajudado nesse momento tão importante.

Obs.: Dedico este texto para as minhas amigas mamães do Grupo de Apoio Materno a Dor e a Delícia de ser Mãe! 🙂

 

Gostou do post? Deixa aqui nos comentários!
Você também ode gostar desse: Programa Só Rizo com a dentista Carol Rizo

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram
Facebook
Pinterest

Participe do nosso grupo no whatsapp: Participar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *