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Gestação e atividade física

Por Jacqueline Barros – Fisioterapeuta e doula

Muitas mulheres perguntam: posso fazer atividade física no período gestacional?
A resposta é: Pode e Deve fazer!
A gestação e a atividade física combinam demais!

Estar ativa em um período tão transformador trás inúmeros benefícios para a mamãe e para o bebê, dentre eles podemos citar a diminuição dos desconfortos gerados pela adaptação corporal ao período, como edemas, câimbras, enjoos, dores na coluna e articulações, auxilia na prevenção de doenças como hipertensão arterial e diabetes. Melhora da oxigenação para o bebê, auxiliando no desenvolvimento cerebral. Além dos benefícios para o parto e o pós-parto.

Para cada mulher será criado um programa específico, ou seja, exercícios aeróbicos, de fortalecimento e alongamento muscular adaptados para a necessidade de cada uma, levando em conta que é necessário a prática de no mínimo 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana, de intensidade regular a moderada.

Porém, existem algumas situações que impendem a prática como uma gestação de risco, ameaça de aborto ou trabalho de parto prematuro. Sendo importante SEMPRE a avaliação e liberação médica para o início dos exercícios.
O ideal é que se inicie a prática antes mesmo de engravidar.

Exercícios que oferecem riscos de lesões devem ser evitados.
Diversas são as modalidades que oferecem benefícios para o período gestacional, tais como o Pilates, a musculação, hidroginástica, caminhada, natação, dança, ginástica localizada e yoga. Basta escolher a que mais se identifica e lhe dar prazer.

Procure sempre por profissionais capacitados e com experiência para lhe atender.
Evite se exercitar em horários quentes e hidrate-se!
Seu corpo é o seu maior bem, cuide-se!

Por Jacqueline Barros – Fisioterapeuta e Doula
@pilatesjacquelinebarros

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