Colunistas

A verdade sobre os contos de fadas

Mamães, já repararam que nos contos de fadas há sempre uma jovem, em geral presa num castelo, numa torre ou num sono profundo, aguardando para que um príncipe chegue, cheio de vida e empoderamento, e a retire daquele sacrilégio que é a vida dela, para a partir dai ela conhecer o que é a felicidade?  Cá entre nós, não dá pra se identificar com essas histórias não é mesmo?!

Isto nunca correspondeu à realidade feminina. Somos mulheres incríveis, ralando pra caramba pra conquistar nossos planos, pra concluir a faculdade e ter um emprego digno, pra se manter no mercado de trabalho, pra sustentar os filhos (que muitos “príncipes” fogem da responsabilidade de criar).

Não gosto dos  contos de fadas porque eles reforçam a ideia da incompletude feminina (mulheres só estarão completas quando tiverem um parceiro). Junte a isto uma mulher insegura, com baixa autoestima e que foi criada numa família tradicional e exigente. Seria incompreensível se essa mulher permanecesse num relacionamento que não a faz feliz, onde é desrespeitada e agredida emocional e até fisicamente? Acho que dá pra entender porque ela se sujeitaria a isso, não é mesmo?

Eu prefiro histórias como a da mulher maravilha, a da jovem Merida do filme Valente e tantas outras novas personagens que a industrial audiovisual vem lançando ultimamente (enfim eles enxergaram que as mulheres são extraordinárias e heroínas).

E você, concorda com os tradicionais contos de fadas ou pensa como eu?

 

[Para você que é mãe, seja de menino ou de menina, ensinem a seus filhos a importância e valor das mulheres].

 

Aline Gomes

Psicóloga CRP 03/10764

Autoestima e Qualidade de Vida para Mulheres

Projeto Bem-me-quero

 

Gostou do post? Deixa aqui nos comentários!

Você também ode gostar desse: Maternidade e autoestima… Elas podem sim andar juntas

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram
Facebook
Pinterest

Participe do nosso grupo no whatsapp: Participar!

VEM SER UMA MÃE EMPREENDEDORA DIGITAL: Participa do nosso Grupo VIP no WhatsApp (Link na BIO do @maeempreendedoradigital_) que te conto como você pode trabalhar no conforto da sua casa, pertinho de seus filhos e ainda assim conquistar sua independência financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *