Colunistas

O que é empatia?

Olá mamães, em tempos de pandemia e confinamento obrigatório algumas palavras parecem repetitivas a ponto de cansarmos de escutar por exemplo: aglomeração, prevenção, criatividade, home office, empatia, e falando em empatia, o que vem a ser o comportamento empático? 
De maneira prática, empatia é quando uma pessoa tenta se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro sentiria, reagir da maneira que o outro reagiria.
 E pra vocês, como vem sendo os dias com  seus filhos na prática da empatia?
já que tem sempre aquele vizinho que gosta de ouvir música no volume máximo é infelizmente o gosto musical dele não é igual ao seu, e tem aquele outro que acorda às 5 horas da manhã disposto a reformar toda a casa, e ainda tem aquela mãe descompensada que está sempre aos berros com seus filhos… enfim, e você como tem agido e reagido em tempos de isolamento social?
Você tem sido solidária com as necessidades do seu próximo?
 Ou você tem sido reclamona sempre se queixando do barulho do outro?
 Já parou para pensar que há alguém na casa ao lado o que pode estar ouvindo música porque essa é a melhor forma de se concentrar enquanto estuda? Ou faz muito barulho durante a madrugada porque é o melhor horário que encontrou para trabalhar?
Que exemplo estamos deixando para os nossos filhos acerca de entendermos que não somos apenas nós que estamos passando por esse momento?
E que apesar de incômodo, em algumas situações o outro também precisa espairecer assim como nós precisamos, a diferença às vezes é que quando estamos nos divertindo nem sempre nos preocupamos se estamos incomodando o vizinho.
Estamos vivendo um momento histórico e por mais que pareça piegas, podemos sair desta crise mães melhores, humanas melhores,  mas lembre-se: não é porque estamos tentando ser mais empáticas que o outro pode abusar, mas o mais importante é que sobretudo neste momento, tenhamos o diálogo como a melhor solução.

Post da colunista Wiara Fernandes
@wiara1

Gostou do post? Deixa aqui nos comentários!
Você também ode gostar desse: 5 dicas para ser uma mãe mais produtiva.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram
Facebook
Pinterest

Participe do nosso grupo no whatsapp: Participar!

VEM SER UMA MÃE EMPREENDEDORA DIGITAL: Participa do nosso Grupo VIP no WhatsApp (Link na BIO do @maeempreendedoradigital_) que te conto como você pode trabalhar no conforto da sua casa, pertinho de seus filhos e ainda assim conquistar sua independência financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *