Colunistas

EXPLICANDO O CORONA VÍRUS PARA AS CRIANÇAS

 Estamos vivendo um momento de muitas angústias, dúvidas e medos diante da pandemia. Para as crianças não é diferente. Elas estão vivenciando, na prática, muitas mudanças em sua rotina como a falta da escola, das atividades extras, das brincadeiras com os amigos, das visitas na casa da vovó…

 As crianças podem apresentar algumas reações emocionais diante dessas mudanças, como medo, tristeza, raiva… E tudo bem! Nós também sentimos, não é mesmo? Devemos acolher essas emoções e ajudar as crianças a lidarem com elas.

 É importante que nós adultos estejamos bem informados sobre o que está acontecendo. Passaremos apenas informações necessárias para as crianças, de uma forma que seja compreensível para elas, evitando entrar em pânico.

As perguntas feitas pelas crianças sobre o coronavírus podem servir para nos tirar da zona de conforto e, além disso, serem uma excelente oportunidade para um diálogo construtivo sobre responsabilidade, cuidado coletivo e humanidade. Afinal, cuidar de sí é também cuidar do outro.

Quando a criança nos faz uma pergunta, precisamos compreender o que exatamente ela quer saber, de onde veio a informação, o que realmente a preocupa… Compreendendo isso, já ficará mais fácil conduzir a conversa. O que não soubermos responder, podemos pesquisar juntos com elas!

Podemos explicar para as crianças como o vírus é transmitido e que se diminuirmos a circulação pela cidade, vamos contribuir para que ele não se espalhe, deixando os hospitais livres para que possam receber pessoas que realmente precisam deles. Assim, ficamos em casa para nos proteger, para cuidar das pessoas que amamos e também das que não conhecemos, afinal, todos são importantes para que também tenhamos saúde.

De forma lúdica, podemos ensinar as crianças sobre os cuidados que devemos tomar, como por exemplo, lavar as mãos corretamente. Além disso, aproveitar o tempo livre em casa para fazer atividades diferentes e prazerosas pode ser uma excelente oportunidade para a criança aprender que tudo tem o seu lado positivo!

 Vamos juntos enfrentar essa situação e aprender com ela! Que possamos cuidar uns dos outros e que em breve tudo isso passe!

Beijos e até breve!

Por a colunista Gabriele Brito
@psi.gabrielebrito

Psicóloga Infantojuvenil
CRP: 03/11975

Gostou do post? Deixa aqui nos comentários!

Você também ode gostar desse: A verdade sobre os contos de fadas

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram
Facebook
Pinterest

Participe do nosso grupo no whatsapp: Participar!

VEM SER UMA MÃE EMPREENDEDORA DIGITAL: Participa do nosso Grupo VIP no WhatsApp (Chama no direct do @maeempreendedoradigital_) que te conto como você pode trabalhar no conforto da sua casa, pertinho de seus filhos e ainda assim conquistar sua independência financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *