Colunistas

Comportamento cariogênico (O hábito de comer fora de hora)

No artigo de hoje, daremos continuidade a nossa série de artigos que dará a você a condição de entender a dinâmica dessa lesão tão prevalente no Brasil, que é a cárie dentária.

O controle da cárie é um mistério para algumas pessoas, visto que, uma grande parcela das pessoas que tem cárie se frustram quando vão ao dentista, porque eles afirmam que escovam os dentes e não sabem porque continuam tendo cárie. Por isso, eu acredito que a didática usada até hoje para ensinar as pessoas a previnir cárie, “- Não coma doce, escove os dentes e use o fio dental”, não tem sido muito eficaz.

Para resolver essa situação, eu criei uma didática própria para fazer com que qualquer pessoa entenda a dinâmica da cárie e possa conscientemente adequar a sua rotina para blindar você e a sua família desta lesão.

E hoje finalizaremos a esfera do comportamento, trazendo mais um comportamento cariogênico, o hábito de comer fora de hora. 

Como sabemos, os hábitos são muito poderosos e controlam as nossas vidas sem que percebamos.

A cárie só se desenvolve em meio ácido, e o meio bucal acidifica toda vez que comemos alguma coisa, atingindo o seu pico de acidez em meia hora após pararmos de comer.  A partir daí, o PH (acidez) da boca vai se neutralizando aos poucos com o passar do tempo até normalizar.

E quando comemos fora de hora, a saliva torna-se ácida, e por ficar beliscando a cada meia hora ou de hora em hora, ela mantém o meio bucal sempre ácido, e normalmente a escovação só é feita após as principais refeições.

E muitas vezes, o que escolhemos para ficar beliscando são os carboidratos que são mais facilmente fermentados e isso torna a boca ácida, que deixa o esmalte mais propício a ter cárie.

Essa situação é mais grave ainda, na criança com dentes de leite, pois o esmalte é mais frágil e mais fino. Por isso, recomendo evitar ficar comendo fora de hora.

No próximo artigo entraremos na esfera da alimentação.

Um abraço e até breve!

Por Carol Rizo – Cirurgiã-Dentista
@carolrizo

Colunista quinzenal

Gostou do post? Deixa aqui nos comentários!
Você também ode gostar desse: Como nunca ter carie na vida – parte 2

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram
Facebook
Pinterest

Participe do nosso grupo no whatsapp: Participar!

VEM SER UMA MÃE EMPREENDEDORA DIGITAL: Participa do nosso Grupo VIP no WhatsApp (Link na BIO do @maeempreendedoradigital_) que te conto como você pode trabalhar no conforto da sua casa, pertinho de seus filhos e ainda assim conquistar sua independência financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *